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Blefando
14/05/2011 11:11Não seja previsível. Se você sempre blefar em certas situações, seus oponentes entenderão isto e vão começar a fazer mais calls. Por outro lado, se você nunca blefar, eles entenderão isso também e deixarão de fazer o call das apostas que não são um blefe, o que é ruim - porque mesmo que ganhe a mão, você não ganhará a quantia do call. A freqüência ideal exata para blefar em cada situação de jogo é um exercício complicado na teoria de jogo que você não poderá resolver na mesa, assim que você pode confiar nas regras gerais, análise prévia, experiência, e intuição.
Diretrizes gerais
- Blefes têm mais êxito com menos pessoas jogando pelo pote. Contra um ou dois oponentes, suas chances de ninguém ter uma mão suficientemente boa para fazer o call são melhores. Contra três ou mais oponentes, pelo menos um deles terá provavelmente uma mão boa, portanto blefar neste caso é difícil ter sucesso.
- Blefe muito menos em jogos divididos em alto-baixo - algumas mãos muito fracas farão o call esperando arrecadar metade do pote, e a probabilidade de dividir o pote reduz enormemente suas vantagens de arrecadar o pote todo. Em alguns jogos como Omaha hi/lo com limite, você não estaria perdendo muita vantagem se você não blefasse nunca.
- Em jogos com muitas rodadas de apostas, blefes têm mais vezes êxito nas primeiras rodadas do que rodadas mais adiante. Uma vez que outros jogadores investiram muito dinheiro no pote, é menos provável que eles desistam do pote (esta tendência está baseado no falso conceito de estar "comprometido ao pote" e vai além da estratégia correta de fazer o call mais freqüentemente com as vantagens de pote mais altas. i.e. falácia de custo afundado).
- Aposte nas suas mãos fortes, considere blefar as mãos que você está quase seguro que não pode ganhar de nenhum outro jeito, e faz check as restantes: Na última rodada de apostas, se você tem uma mão que poderia ser boa mas não é muito forte, provavelmente é melhor fazer o check e depois fazer o call à aposta do seu oponente, em vez de blefar. Um jogador com uma mão pior provavelmente faz o call se você apostar, mas se fizer um check poderá induzir seu oponente para blefar, permitindo o seu call de ganhar mais dinheiro. Por outro lado, um jogador com uma mão melhor que a sua certamente fará o call, e pode até fazer um raise, lhe custando dinheiro. Você também não precisa da proteção de uma aposta.
- Um raise, e especialmente um check-raise, como um blefe é mais psicologicamente intimidante para somente abrir a mão. Claro que também arrisca mais de seu dinheiro e faz o pote maior (e também mais provável de ser feito o call), portanto deve ser usado com cuidado.
Semi-blefes
Em jogos com múltiplas rodadas de apostas, blefar em uma rodada com uma mão inferior ou com uma mão que igualará, que poderia se tornar em uma mão melhor numa rodada mais tarde é chamado de semi-blefe. Semi-blefes dispõem a um jogador duas oportunidades para ganhar o pote: todos podem fazer o fold, ou se for feito um call, ainda poderá ganhar a confrontação. Por exemplo, um jogador em um jogo de stud poker com quatro cartas do naipe espada abertas (mas nenhuma entre as ocultadas) na penúltima rodada pode fazer um raise, esperando que outros acreditem que tem um flush embora não tenha. Se o blefe falhar e for feito um call, ainda pode receber uma carta espada na ultima carta e ganhar o showdown (ou pode receber outra que não é espada e tentar blefar novamente, em tal caso é um puro blefe ou blefe de sangue-frio na rodada final em vez de um semi-blefe).
Dispositivos coincidentes
Executando blefes, costuma ajudar ter um dispositivo aleatório: por exemplo, se sua análise ou experiência o leva a acreditar que você deveria blefar metade do tempo em certa situação, use um dispositivo como a cor da última carta negociada. Outra estratégia útil em jogos 'shorthanded' é se der falsos exteriores: se um Valete não é uma carta de susto, fingi que todos os Valetes o farão perder, mesmo se não for verdade. Esta estratégia tem uma base matemática em teoria de jogo.
Blefe (o jogo)
O Blefe é um antecessor antigo do poker jogado nos 1800s, onde só eram usadas as cartas 10 até As, e ainda não tinham sido inventadas Seqüências e ‘Flushes’.
Estrategias de Poker
14/05/2011 11:09Estratégias de Poker
Força de Mão
Uma vez que um jogador domina a distinção de combinações de mãos, é mais importante ele/ela perceber a sua força relativa numa mesa de poker. Aproximadamente metade das mãos de cinco-cartas em qualquer jogo será menos que um par de dois, mas só um-quarto das mãos de cinco-cartas em longo prazo será melhor que um par de Ases. Um Full-House é uma mão tão boa que é mais provável que seja a melhor mão na mesa que um 7 alto (a mais baixa mão possível) é ser a mais baixa mão em uma determinada mesa.
Um erro feito por muitos novatos é apostar mãos que são improváveis ganhar na confrontação, esperando que estas melhorarão eventualmente. Em longo prazo, esta é uma estratégia perdedora contra jogadores experientes. Por exemplo, em draw poker, qualquer mão menos que um par geralmente deveria logo ser feito o fold. Em outros jogos, como Texas Hold'Em onde são negociadas só duas cartas antes das rodadas de apostas, é improvável que combinações de cartas baixas incomparáveis resultem numa mão vencedora.
Melhoramentos e probabilidade do pote
Apesar de que melhoramentos são possíveis em quase todas as mãos, a maioria dos novatos esquecem que os jogadores com melhores mãos também podem melhorar as mãos deles/delas no draw, e que em longo prazo o jogador com a melhor mão antes do draw também irá provavelmente ter a melhor mão depois do draw. Normalmente, se você tem razão para acreditar que seu oponente tem uma melhor mão que você a qualquer determinado ponto numa rodada de apostas, a ação apropriada é fazer o fold. Porém, se o dinheiro no pote é grande comparado com a aposta exigida para continuar no jogo (as "vantagens de pote"), é possível fazer um call. Isto costuma ser o caso quando um jogador está tentando fazer uma seqüência ou flush. Porém, a probabilidade de fazer uma seqüência externa no próximo draw é aproximadamente 6-1, e igualmente, a probabilidade de fazer um flush é aproximadamente 5-1. Como tal, fazer um call não é recomendado se o dinheiro que poderia ser ganho der um pagamento é inferior na aposta.
Uma aposta feita por novatos que raramente paga é fazer uma "seqüência interior" ou uma seqüência com uma das cartas do meio faltando. A probabilidade contra fazer uma tal seqüência num único draw é asperamente 13-1 contra e não deveria ser considerada, a menos que as probabilidades do pote sejam particularmente boas.
Blefar
Novatos, até mesmo os novatos talentosos, acham que blefar é um modo para "comprar" o pote. Porém, blefar raramente funciona contra jogadores pobres (que costumam superestimar a força da mão deles/delas) e não trabalha muito tempo contra jogadores profissionais se um jogador blefar demasiado. Embora todos os jogadores deveriam blefar ocasionalmente para fazer as apostas grandes parecerem menos críveis, blefar constantemente normalmente leva a perdas grandes.
Jogo de posição
Geralmente, jogadores que apostam primeiro precisam de mãos mais fortes para iniciar as apostas do que os jogadores que apostam depois. Porque as probabilidades de uma mão melhor na mesa aumentam dependendo do número de jogadores que não tiveram a oportunidade para apostar. Por exemplo, em um jogo de seis-jogadores de draw poker, é recomendado que um jogador só faça um check na posição da primeira aposta a menos que ele tenha pelo menos um par de Ases. Porém, o último jogador a apostar (o crupiê) pode iniciar as apostas, se mais ninguém falou, com uma mão tão baixa como um par de dois. Um jogador especialista em Hold’Em recomenda fazer o fold se você for o primeiro jogador à esquerda do blind a menos que você tenha a força para fazer o raise.
Os 3 Tipos de jogadores de Poker.
14/05/2011 11:05Quais são os tipos de jogadores que você pode encontrar em uma mesa?
Muito foi escrito sobre isso e você irá encontrar pela internet as mais diversas classificações e termos. Uma busca rápida e você irá se deparar com nomes como lag, nit, aggro, tight, calling station, passive, donkey, rock, fish etc. Todos eles são válidos e refletem as características de cada tipo de jogador, mas acredito que há uma maneira mais fácil e clara de se classificar os jogadores de poker.
Leia este artigo até o fim e você nunca mais terá dúvidas sobre quem é o seu adversário em uma mesa (ou mesmo sobre qual é seu estilo).
Há basicamente três tipos de jogadores de poker:
- o jogador passivo
- o jogador agressivo ruim
- o jogador agressivo bom
Essa divisão em três grandes grupos abrange todos os jogadores e irá facilitar seu entendimento deles. Vamos agora ver melhor como joga e pensa cada um desses jogadores.
O jogador passivo
Os jogadores passivos são os mais fracos da mesa. Não existe um bom jogador passivo. Ele é o tipo de jogador que não gosta de arriscar as fichas e raramente dá raise. Ele pode até pagar as apostas, mas subir só se tiver uma mão muito forte. Esse é um estilo perdedor, não há como ser vencendor sendo passivo.
Há duas espécies de jogadores passivos nas mesas: os mais travados e os mais soltos.
Os mais travados jogam menos mãos e selecionam mais as cartas antes de entrar no pote, mas têm receio de apostar alto e costumam abandonar a mão assim que alguém dá raise em cima deles. Esse estilo é conhecido como tight-passive em inglês. Na internet esse tipo de jogador tem apelidos como rock e nit.
Características fundamentais do jogador passivo travado:
- Quando entra nos potes, dá limp, raramente raise
- Costuma correr quando alguém aposta alto
- Quando dá raise é porque tem uma mão muito forte
O passivo é um jogador extremamente fácil de ler. É só atacar que ele vai fugir. Você sabe que ele só vai apostar alto se tiver uma mão muito forte. Nesse caso, basta você dar fold e não haverá prejuízos maiores.
Os mais soltos são ainda mais fracos. Eles gostam de entrar em muitos potes e pagam alto ver o flop. Seu estilo é o loose-passive e em inglês são mais conhecidos como calling stations.
Características fundamentais do jogador passivo solto:
- Entra em muitos potes, sempre de limp
- Costuma jogar fora de posição
- Gosta de ver o flop
O passivo solto é mais fraco (e lucrativo para os bons jogadores) porque ele põe mais as fichas em jogo que o travado. Ele gosta da ação, ele gosta de tentar ver o flop. Se houver chance de flush ou sequência, ele vai tentar ver o turn. E sempre acaba dando call quando não deveria. Por ser passivo, ele também acaba sendo fácil de ler. Se ele assumir uma atitude agressiva após o flop, é porque conseguiu a trinca, a sequência ou o flush que estava buscando. Nesse caso, basta fazer um fold sem medo de errar.
O jogador agressivo ruim
Os jogadores agressivos ruins não são tão fáceis de derrotar quanto os jogadores passivos, mas podem ser mais lucrativos se você tiver paciência. Esse tipo de jogador costuma estar sempre no meio da ação, aumentando as apostas e dando reraise frequentemente. São agressivos demais e não sabem quando parar. Eles continuam atacando mesmo quando está óbvio que foram derrotados.
Em inglês, seu estilo é conhecido como loose-agressive. Também são chamados de maniac, ou maníacos, por causa do seu jeito louco. Atenção: existe o loose-agressive bom. É o jogador que tem boa leitura dos adversários e habilidade no jogo pós-flop. No entanto, os bons só se encontram nos limites maiores. São predadores que tem uma forte base tight-agressive e soltam o jogo porque preferem esse estilo. Nos limites menores, você provavelmente não encontrará nenhum bom loose-agressive.
Características fundamentais:
- Entra em muitos potes
- Blefa muito
- Comete muitos erros pelo excesso de agressividade e entra em tilt com frequência
- Tem dificuldade para dar fold
Os agressivos ruins podem ser adversários difíceis, principalmente quando estão logo à sua esquerda e têm vantagem de posição sobre você. Isso dificulta a leitura de suas cartas e você pode precisar de muita paciência para enfrentá-los.
No entanto, eles inevitavelmente comentem erros – e erros graves – e você como um bom predador irá puni-los por cada um deles. Cada blefe mal feito, cada aposta fora de hora. Não irão faltar oportunidades para ganhar dinheiro e fichas em cima desse tipo de presa.
O jogador agressivo bom
O agressivo bom é o jogador que você deve procurar se tornar. É o predador da mesa. Ele sabe selecionar as cartas com que entra em um pote de acordo com a quantidade de jogadores na mesa e seus estilos. Ou seja, ele sabe a hora de jogar mais travado e a hora jogar mais solto. E quando entra nos potes, entra apostando forte, para vencer. Sabe usar bem a posição para ler os adversários e pressioná-los quando mostram fraqueza. Também não tem problemas em dar fold quando percebe que está derrotado.
Seu estilo pode ser considerado um eficiente tight-agressive, mas o bom jogador agressivo sabe soltar seu jogo e ser loose-agressive quando a mesa permite.
Características fundamentais do jogador agressivo bom:
- Varia seu estilo de acordo com a dinâmica da mesa
- Ataca sempre com agressividade
- Usa a posição em sua vantagem
- Sabe desistir quando percebe que está derrotado
E agora?
Agora você já sabe quais são os três tipos de jogadores e como identificá-los na mesa. Você provavelmente também já sabe qual é o seu estilo que anda adotando. Você está entrando em muitos potes ou em potes de menos? Está atacando ou apenas pagando os raises? Está sendo agressivo demais ou passivo demais?
Conheça seu estilo e suas falhas e procure adotar uma atitude mais parecida com a do agressivo bom na próxima vez que jogar.
Aprenda a ler a mesa
14/05/2011 11:02Saber ler a mesa é o primeiro fundamento que você deve dominar para se tornar um bom jogador de poker.
Ler a mesa significa entender como as cartas do flop, turn e river podem afetar você e seus adversários, e como isso influencia suas decisões no jogo.
Descubra o nuts rápido
O primeiro passo ao ler a mesa é descobrir o nuts. Ter o nuts no Hold’em significa ter a melhor mão no momento, uma mão que não possa ser batida, não importa que cartas os outros jogadores tenham nas mãos.
Saber qual é o nuts é importante porque ele serve de orientação para você.
Abaixo você tem um exercício simples, que vai ajudá-lo muito a se localizar na mesa.
Exercício – Descubra o nuts
Pegue um baralho, dê uma embaralhada rápida e abra três cartas na mesa. Descubra o nuts. Após descobrir a mão mais alta possível, abra mais uma carta e veja se o nuts mudou. Então abra a quinta carta e veja se o nuts permanece. Guarde as cinco cartas, embaralhe e repita o exercício novamente.
Leve o tempo que precisar até encontrar o nuts corretamente, e vá repetindo até conseguir ler a mesa cada vez mais rápido. Preste atenção especial às sequências, que às vezes podem passar batido e causar muita dor de cabeça. Uma sequência inesperada pode acabar com sua pilha de fichas antes que você tenha tempo de saber o que aconteceu.
Além do nuts
Quando começar a ficar bom nesse exercício, não procure mais só pelo nuts, mas encontre as outras mãos fortes possíveis também. Vale a pena ter na cabeça todas as mãos fortes, porque raramente alguém tem o nuts, seja no flop, no turn ou no river.
Além do mais, muitas vezes o nuts é formado com mãos de baixa probabilidade. Se o flop trouxer 9♦ 8♣ 6♥, você sabe que o nuts é a sequência 10-9-8-7-6, mas quais as chances de alguém jogar e pagar raises com 10-7? Pouquíssimo provável, mesmo para quem joga muitas mãos iniciais. Por isso, é importante você ver as possibilidades de trincas e dois pares no flop e começar e pensar nas cartas que o adversário precisa ter para formar essas mãos.
Se você estiver em dificuldades para descobrir o nuts, as quatro regras abaixo irão ajudá-lo.
Quatro regras para descobrir o nuts
1 – Para que alguém tenha uma quadra ou um full house, é preciso que haja pelo menos um par na mesa.
2 – Para que alguém tenha um flush, é preciso de pelo menos três cartas do mesmo naipe na mesa.
3 – Para que alguém tenha uma sequência, é preciso de pelo menos três cartas na mesa que tenham no máximo dois espaços entre elas. (8-6, por exemplo, tem um espaço; 5-2 tem dois espaços.)
4 – Se a mesa não der possibilidade de nenhuma das mãos acima, então o nuts sempre será a trinca que alguém formou com a carta mais alta na mesa.
Ranking das Mãos
14/05/2011 10:57Nas regras do poker Texas Hold’em, você usa cinco cartas para formar sua mão do total de sete que você dispõe (as suas duas mais as cinco comunitárias). Você não é obrigado a usar as suas duas cartas, o que vale mesmo é utilizar a mão mais forte possível.
Por isso, se as cartas na mesa fizerem a mão mais forte sem necessitar das suas duas cartas, a sua mão será aquela feita com as cinco cartas comunitárias. Nesse caso, você pode ter de dividir o pote com o adversário, caso a mão dele também venha das cinco cartas comunitárias.
Eis aqui o ranking das mãos no poker, em ordem decrescente de força.
1 – ROYAL FLUSH
É uma sequência de 10 a Ás, com todas as cartas do mesmo naipe. No Hold’em todos os naipes têm o mesmo peso, não existe naipe mais forte que o outro. É a mão mais forte do jogo.
A♠ K♠ Q♠ J♠ 10♠
A♥ K♥ Q♥ J♥ 10♥
2 – STRAIGHT FLUSH
Todas as outras sequências de cartas do mesmo naipe.
K♦ Q♦ J♦ 10♦ 9♦
7♣ 6♣ 5♣ 4♣ 3♣
10♠ 9♠ 8♠ 7♠ 6♠
No caso de straight flush contra straight flush, o desempate fica por conta da mão que tiver a carta maior. Por exemplo:
J♠ 10♠ 9♠ 8♠ 7♠ vence 10♠ 9♠ 8♠ 7♠ 6♠
3 – QUADRA
Quatro cartas de mesmo valor.
5♠ 5♦ 5♥ 5♣ J♣ (quadra de cinco)
A♠ A♣ A♥ A♦ 3♣ (quadra de ases)
Se as quatro cartas estiverem na mesa, ou seja, forem cartas comunitárias, os jogadores decidirão quem leva o pote com a quinta carta. Quem tiver a carta mais alta, leva. Por exemplo:
4♥ 4♠ 4♣ 4♦ Q♦ vence 4♥ 4♠ 4♣ 4♦ 9♠
No caso de a quinta carta também ser comunitária, o pote é dividido.
4 – FULL HOUSE
Três cartas de mesmo valor junto com mais duas iguais, ou uma trinca e um par.
J♠ J♦ J♥ 6♥ 6♣ (full de valete com seis)
4♣ 4♠ 4♦ K♥ K♦ (full de quatro com rei)
7♦ 7♠ 7♥ 9♣ 9♣ (full de sete com nove)
Em caso de full contra full, a trinca mais alta é que determina o full vencedor. Caso as trincas sejam iguais, o par mais alto determina o vencedor. Por exemplo:
K♦ K♥ K♣ 3♣ 3♥ vence J♥ J♣ J♦ Q♥ Q♠
7♣ 7♦ 7♠ 9♥ 9♠ vence 7♣ 7♦ 7♠ 4♠ 4♥
5 – FLUSH
Cinco cartas do mesmo naipe.
5♦ 6♦ Q♦ A♦ 10♦ (flush de ás)
J♠ 9♠ 3♠ K♠ 7♠ (flush de rei)
3♥ Q♥ J♥ 7♥ 2♥ (flush de damas)
O flush de ás é o mais forte possível. No caso de flush contra flush, o desempate é decidido por quem tiver a carta mais alta. Se a carta mais alta for igual, vale a segunda mais alta e assim por diante. Por exemplo:
A♠ J♠ 5♠ 8♠ 3♠ vence A♠ 10♠ 8♠ 6♠ 3♠
Q♦ 9♦ 7♦ 4♦ 3♦ vence 10♦ 9♦ 7♦ 3♦ 2♦
6 – STRAIGHT ou SEQUÊNCIA
Cinco cartas em sequência, não importa o naipe. O ás pode ser usado no começo ou no fim, mas nunca no meio.
A♦ K♣ Q♦ J♥ 10♥ (a sequência de 10 a ás é a mais alta do jogo)
5♠ 4♦ 3♥ 2♠ A♣ (a sequência de ás a 5 é a mais baixa)
No caso de sequência contra sequência, a que tiver a carta mais alta é a vencedora. Por exemplo:
6♠ 5♣ 4♣ 3♦ 2♦ vence 5♣ 4♣ 3♠ 2♥ A♦
7 – TRINCA
Três cartas de mesmo valor.
Q♣ Q♦ Q♥ 2♠ 9♣ (trinca de damas)
4♥ 4♣ 4♦ A♦ 10♣ (trinca de quatros)
8♠ 8♥ 8♣ J♠ 3♠ (trinca de oitos)
Quando houver duas trincas iguais, quem tiver a carta mais alta vence. Por exemplo:
6♠ 6♣ 6♦ A♣ 8♥ vence 6♠ 6♣ 6♦ K♥ J♦
J♦ J♣ J♣ 9♥ 7♥ vence J♠ J♦ J♣ 9♥ 3♦
8 – DOIS PARES
Duas cartas de mesmo valor junto com mais duas outras de mesmo valor.
A♥ A♣ 5♣ 5♠ 3♦ (dois pares de ás e cinco)
J♣ J♦ 9♦ 9♥ 2♥ (dois pares de valete e nove)
É o par mais alto que determina a força da mão. E em caso de igualdade dos dois pares, a quinta carta é quem define a mão mais forte. Por exemplo:
10♦ 10♣ 7♠ 7♣ J♦ vence 9♥ 9♠ 8♣ 8♦ A♣
8♠ 8♣ 4♦ 4♠ K♣ vence 8♠ 8♦ 4♦ 4♥ J♥
9 – PAR
Duas cartas iguais.
K♣ K♥ Q♦ 9♦ 3♣ (par de reis)
3♠ 3♥ J♣ 7♣ 4♦ (par de três)
No caso de pares iguais, quem tiver a carta mais alta vence. Se a mais alta for igual, quem tiver a segunda mais alta é o vencedor, e assim por diante. Por exemplo:
10♦ 10♠ J♥ 9♦ 3♠ vence 10♣ 10♦ 9♦ 7♥ 5♠
10 – MÃO SEM PAR
Na mão sem par, a carta mais alta é a que importa. A mão sem par mais forte é que tem um ás.
A♠ K♠ J♣ 10♦ 9♦ (mão sem par com ás)
J♥ 8♦ 4♣ 3♦ 2♥ (mão sem par com valete)
Em uma disputa de mãos sem par, a que tiver a carta mais alta vence. Por exemplo
A♦ 7♣ 5♣ 4♥ 3♦ vence K♠ J♠ 7♣ 5♣ 4♥
J♦ 10♦ 8♠ 6♣ 3♥ vence J♦ 10♦ 8♠ 4♥ 3♥
Essas são as mãos do poker e sua ordem de força. Não há exceção a esse ranking de mãos. Um flush nunca vai ser mais forte que um full house, uma trinca nunca vai ser mais forte que uma quadra.
Regrasdo Poker
14/05/2011 10:53Se você quer a aprender a jogar poker, deve começar por aqui: pelas regras do jogo!
Regras do Poker – Visão geral
O No Limit Hold’em é um jogo de regras simples e fácil de aprender, seus problemas só começam mesmo quando você quer se tornar um bom jogador…
O jogo precisa de no mínimo dois participantes e costuma ter no máximo de dez jogadores por mesa. O baralho usado é o de 52 cartas – curingas ficam de fora – e ação acontece no sentido horário.
Podemos dizer que o objetivo do Hold’em é acumular dinheiro ou fichas, o que você consegue ao ganhar o pote (o monte com as apostas dos jogadores). E para pegar o pote, de acordo com as regras do jogo, você só tem duas opções:
- Fazer os adversários desistirem – Durante as rodadas de apostas, os jogadores podem desistir de suas cartas e abandonar a disputa ao não pagar a aposta do adversário. Você leva o dinheiro do pote quando for o único jogador na mesa.
- Ter a mão mais forte – Quando duas ou mais pessoas continuam na disputa após a última rodada de apostas, as cartas são mostradas e o pote vai para quem tiver a mão mais forte, isto é, as melhores cartas.
O princípio
Primeiro: todos os jogadores devem pagar o cacife ou buy-in (falaremos mais sobre o cacife abaixo) e sentar à mesa.
Em seguida, você precisa determinar quem vai começar dando as cartas, ou seja, quem é o dealer. No Hold’em o dealer é identificado com um botão, e essa posição vai rodando a mesa, ou seja: o jogador é o dealer por uma rodada, na seguinte ele passa o botão ao jogador à sua esquerda.
Mesmo que haja alguém que se disponha a distribuir as cartas por todas as rodadas, o botão do dealer deve continuar rodando na mesa a cada mão.
Quem começa como o dealer? Geralmente isso é feito com todos os jogadores escolhendo uma carta. Quem pegar a carta mais alta (no caso, o ás), começa como o dealer.
Os blinds – as apostas obrigatórias
Agora é preciso falar sobre os blinds. Um dos elementos mais importantes das regras do poker são os blinds. Um jogo de Hold’em começa com os dois jogadores à esquerda do dealer (o jogador que irá embaralhar e distribuir as cartas) pagando os blinds. Mas o que são os blinds?
Os blinds são as apostas obrigatórias que os jogadores pagam antes de as cartas serem distribuídas, para começar a formar o pote. São apostas “cegas” porque são feitas sem ter cartas ainda, daí o nome de “blinds”.
Existem dois tipos de blinds: o big blind e o small blind. Seus valores são determinados antes de o jogo começar, e o big blind em geral é o dobro do small blind, mas isso não é regra. A razão para a existência dos blinds é simplesmente gerar ação no jogo, porque sem eles os jogadores poderiam muito bem esperar, esperar e esperar até receberem um par de ases (as cartas iniciais mais fortes do jogo) sem pagar nada por isso.
O valor do cacife é determinado pelo valor do big blind. O padrão é que o cacife tenha no máximo 100 big blinds e um mínimo de 20. Ou seja, se o big blind for de 50 centavos, o cacife no máximo é de 50 reais e o mínimo de 10. Se for de 20 centavos, cacife de 20 reais e mínimo de 4. E assim por diante.
Após os blinds serem pagos, as cartas são distribuídas: a primeira vai para o jogador à esquerda do dealer, que é o small blind, e segue em sentido horário.
Cada jogador recebe duas cartas, que só ele irá ver. E tem início a primeira rodada de apostas. No decorrer da disputa, outras cinco cartas serão abertas na mesa, em três etapas. Após cada etapa, há uma rodada de apostas.
As cartas na mesa
Antes de falar de cada rodada de apostas, vamos falar melhor das cinco cartas comunitárias da mesa. Você já sabe que elas são abertas em três etapas, e cada etapa tem um nome:
- Flop – As primeiras três cartas a serem abertas
- Turn – A quarta carta
- River – A quinta e última carta
Atenção: antes de abrir as cartas de cada etapa, o dealer deve “queimar” a primeira do baralho. Essa carta não deve ser mostrada a ninguém.
No Hold’em, as cartas que estão na mesa devem ser usadas por todos os jogadores para formar suas mãos. Você faz a sua mão com a melhor combinação possível de cinco cartas, as duas que você recebeu e as cinco da mesa.
As suas duas cartas iniciais podem ser usadas ou não. Você pode precisar de apenas uma ou, se a melhor combinação possível estiver nas cinco cartas da mesa, você nem chega a usar as cartas que recebeu. Clique aqui e veja o ranking das mãos no poker.
As rodadas de apostas
Primeira Rodada de Apostas
É a rodada pré-flop. A primeira rodada tem início após todos os jogadores receberem suas cartas iniciais e começa no jogador que está à esquerda do big blind. Ele tem três opções:
- cobrir o blind (ou simplesmente dar call, como é usado em inglês e no poker online)
- aumentar a aposta (raise)
- abandonar (fold)
Cobrir o blind significa pagar o valor do big blind. Para continuar no jogo, os jogadores são obrigados a colocar a mesma quantia de dinheiro na mesa ou então devem abandonar. Se ninguém deu raise, então quem quiser continuar na mesa deve colocar o valor do big blind.
Pelas regras do poker, todos os jogadores podem aumentar a aposta quando chega a sua vez. Aumentar a aposta, ou dar raise, quer dizer cobrir o valor do blind e colocar ainda mais dinheiro (ou fichas) na mesa.
Os jogadores seguintes devem então desistir da mão ou cobrir o raise. Ou ainda podem aplicar um reraise, isto é, um reaumento. Eles podem aumentar a aposta em cima do raise anterior.
A ação vai rodando a mesa até voltar ao small blind, que para continuar no jogo precisa pagar a diferença entre de valor para completar o big blind (ou cobrir algum aumento que tenha acontecido). Se ele desejar, ele pode aumentar o valor da aposta.
O último a agir na rodada pré-flop é o big blind, que não precisa colocar mais dinheiro se ninguém deu raise. Ele simplesmente pede mesa (check) – que significa abrir mão de seu direito de fazer uma aposta – e o jogo segue para a abertura do flop. E claro, o big blind também tem a opção de aumentar as apostas, se quiser.
A rodada de apostas acaba quando:
- Todos os jogadores tiveram chance de agir
- Todos os jogadores que não desistiram colocaram a mesma quantidade de dinheiro na mesa
Segunda Rodada de Apostas
Após as apostas nas cartas iniciais, o dealer abre o flop, isto é, ele mostra as primeiras três cartas da mesa. A rodada recomeça a partir do small blind. Se ele desistiu antes do flop, o primeiro a agir passa a ser o big blind. Caso o small blind e o big blind tenham desistido, quem começa é o jogador à esquerda do big blind e assim por diante.
O jogador que inicia a segunda rodada tem duas opções: apostar ou pedir mesa. Ao pedir mesa, ele passa o direito de fazer a aposta ao jogador seguinte, que também pode escolher não apostar e pedir mesa. A ação vai seguindo e, caso todos os jogadores peçam mesa, a rodada se encerra sem que mais dinheiro tenha sido colocado no pote. O dealer então abre a quarta carta e tem início a terceira rodada.
Pelas regras do poker, quando um jogador faz uma aposta, todos os outros jogadores devem cobri-la ou aumentá-la, se quiserem continuar jogando. Não é mais possível pedir mesa. A rodada só termina quando todos que quiserem continuar colocarem a mesma quantia de dinheiro no pote.
Terceira Rodada de Apostas
Depois das apostas no flop, o turn é mostrado na mesa. O jogo recomeça no small blind (ou no primeiro jogador que venha depois dele, caso o small blind tenha desistido antes), que pode pedir mesa ou apostar. O jogo segue em sentido horário até que a ação se encerre, após as apostas e os raises terem sido pagos ou caso todos os jogadores tenham pedido mesa.
Quarta Rodada de Apostas
Após o river, a quinta e última carta da mesa, ser aberto, há a última rodada de apostas. O esquema segue como na terceira rodada.
Se ao final dessa rodada de apostas dois ou mais jogadores permanecerem na mesa, as cartas devem ser mostradas e a melhor mão leva o pote.
Para ver quem tem a melhor mão, confira o ranking das mãos no poker.
Exemplos de rodadas de apostas
Jogador 1 – Dealer
Jogador 2 – Small Blind ($0,25)
Jogador 3 – Big Blind ($0,50)
> Início da rodada de apostas
Jogador 4 – Paga o big blind ($0,50)
Jogador 5 – Fold
Jogador 1 – Paga o big blind ($0,50)
Jogador 2 – Paga o big blind (Como ele já havia pagado $0,25 de small blind, precisa de apenas mais $0,25 para completar a aposta)
Jogador 3 – Pede mesa (Como ele já havia pago o big blind e não houve raise, ele não precisa mais colocar dinheiro na mesa para igualar as apostas)
> Fim da rodada de apostas
Quando o jogador 3 pediu mesa, todos os jogadores tiveram chance de agir e quem continuou colocou a mesma quantidade de dinheiro. Por tanto, a rodada se encerrou.
Exemplo de rodada de apostas com raise e reraise
Jogador 1 – Dealer
Jogador 2 – Small Blind ($0,25)
Jogador 3 – Big Blind ($0,50)
> Início da rodada de apostas
Jogador 4 – Paga o big blind ($0,50)
Jogador 5 – Raise ($1)
Jogador 1 – Fold
Jogador 2 – Fold
Jogador 3 – Reraise (Ele já havia colocado $0,50 por ser o big blind, então cobre a aposta do jogador 5 e ainda aumenta mais a aposta, para $2)
Jogador 4 – Fold (Ele perde os $0,50 que havia colocado na mesa anteriormente)
Jogador 5 – Cobre o reraise (Ele havia colocado $1 na mesa e põe mais $1 para cobrir o reaumento do jogador 3)
> Fim da rodada de apostas
Nesse caso, quando a ação chegou ao jogador 3, todos tiveram a chance de agir, mas não haviam colocado a mesma quantia de dinheiro na mesa. Quando o jogador 4 desistiu, apenas o jogador 3 e 5 continuaram. Quando o jogador 5 cobriu o aumento do jogador 3, todas as condições para o fim da rodada de apostas foram cumpridas.
Regras para as apostas no No Limit Hold’em
- A aposta mínima é de 1 big blind.
- A aposta máxima é a quantidade que você tiver de fichas.
- Depois que uma aposta foi feita, o raise mínimo deve ser o dobro dessa aposta. Da mesma forma, no caso de um reraise, sua aposta deve ter no mínimo o dobro tamanho do raise anterior.
Ou seja, se alguém apostou $1, seu raise deve ser no mínimo de $2. Se o raise foi de $5, o reraise mínimo é de $10.
Situações de all-in
No No Limit Hold’em não há um limite ou tamanho máximo para uma aposta. O que na prática significa que os jogadores podem apostar toda a sua pilha de fichas de uma única vez. A situação de all-in pode gerar alguma dúvida e confusão. Vejamos as mais comuns.
Quando dois jogadores entram em all-in com quantias diferentes
Nessa situação, a quantia efetiva que vale é a aposta do jogador com menos fichas. O jogador com mais fichas deve igualar a aposta e receber de volta as fichas que sobraram.
Um jogador com poucas fichas entra em all-in contra dois outros jogadores
Quando um jogador com poucas fichas entra em all-in contra dois jogadores com mais fichas, deve ser criado um pote principal contendo os blinds, a aposta all-in do jogador com poucas fichas e a aposta dos outros dois jogadores cobrindo esse all-in. Todos os jogadores podem ganhar esse pote.
Os outros dois jogadores então estão livres para continuar apostando e seguindo o jogo. Essas apostas são feitas em um pote paralelo, que só um dos dois pode levar. Por isso, é possível que haja dois vencedores nesse caso: um do pote principal e um do paralelo.
Quando diversos jogadores entram em all-in
Quando vários jogadores entram em all-in, você deve fazer vários potes paralelos. Faça um pote principal como explicado acima. O limite desse pote principal é o all-in do jogador com menos fichas. Em seguida faça um pote paralelo cujo limite é o all-in do segundo jogador com menos fichas. E assim por diante.